3 de dezembro de 2010

CADASTRO POSITIVO

Febraban defende; órgãos condenam

Brasília - Vai levar pelo menos um ano até que as taxas de juros cobradas pelos bancos caiam em consequência da aprovação, pelo Congresso Nacional, do Cadastro Positivo. A estimativa foi feita pelo presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fábio Barbosa, em conversa com o Grupo Estado

Ele estima que serão necessários aproximadamente seis meses para que o novo banco de dados esteja implantado e funcionando, e cerca de um ano até que os bancos incorporem aos preços as informações sobre bons pagadores fornecidas pelo Cadastro Positivo. "Mas os juros vão cair", assegurou. A cautela de Barbosa contrasta com a disposição do ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Quando conversamos com as instituições, garantiram a redução do spread. E vamos cobrar essa fatura, depois que o cadastro positivo entrar em vigor", disse.

Idec critica

Maria Elisa Novais, gerente jurídica do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), diz que a aprovação do projeto "foi a pior coisa que poderia acontecer´´. E defende que a proposta seja vetada pelo presidente Lula. "Deveríamos voltar para o projeto anterior, que fala de regulamentação e garante a privacidade do consumidor´´, diz. Novais ressalta que o texto aprovado altera o Código de Defesa do Consumidor, inserindo um parágrafo que fala sobre o cadastro positivo.

Fonte: Diáro do Nordeste

Nenhum comentário: